sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nota Legal - Fique Esperto!

            Quem ainda não se cadastrou no site do GDF, deveria. O governo nos cobra um absurdo de imposto e são raras as chances de receber algo em troca, quanto mais o próprio dinheiro.
            Porém foi observando o site do Nota Legal que percebi algo estranho. Cupons do supermercado Super Maia raramente reembolsavam algo. Normalmente o valor a devolver vem “0,0”. Depois percebi o mesmo com os cupons do “Big Box”. Por quê? Liguei para o 156, opção 3, e fui questionar. Ninguém soube me explicar. Mas depois de muita insistência, uma atendente – já de saco cheio comigo (é possível ser a suicida do noticiário das oito) – me passou um e-mail para eu questionar o porquê.
            Como sou brasileiro e não desisto nunca, mandei e-mail para agrem@fazenda.df.gov.br. Aguardo explicações.
            Ah! Outra coisa, reparei que a padaria na qual eu compro meu pãozinho de cada dia dá direito a 8% de reembolso, mas o supermercado, quando reembolsa, voltam míseros 1,71%. Isso significa para mim que a padaria do seu Juca, mesmo vendendo os mesmos produtos do supermercado, é tarifada em um percentual muito maior, por quê? Mandei outro e-mail.
            Último parágrafo (eu juro), nas linhas de extrato do site do Nota Legal, referente aos cupons dos supermercados, quando o valor não é reembolsado aparece a seguinte mensagem: “Não foi possível atribuir créditos. Devido ao sigilo fiscal, a SEF/DF não está autorizada a informar o motivo da não geração do crédito nos casos em que envolvem informações fiscais do estabelecimento”. Quer dizer: nós, cidadãos, não temos o direito de saber nem o porquê. Outro e-mail para o GDF.

3 comentários:

  1. Sobre o último item, você teve retorno?

    ResponderExcluir
  2. Maurício, desculpa a demora em responder. Liguei, enchi o saco do pessoal do GDF, mas a única coisa que descobri é que nem eles sabem ao certo o porquê desses estabelecimentos não computarem créditos. Eu teria de entrar com uma petição na secretaria de economia para descobrir. Um senhor da secretaria me respondeu que os estabelecimentos de supermercados têm motivos para não pagarem imposto específico: 1. depende do bem vendido a taxação, 2. possuem créditos dados pelo próprio GDF para se estabelecer, 3. Causas ganhas na justiça que eles usam para abater o valor, etc. Foi a melhor resposta que consegui. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, tive o mesmo problema e postei tudo no Facebook e no meu blog: http://bit.ly/wMyjtH . Estou pensando numa ação de indenização contra o Supermaia, pois ele engana o consumidor ao perguntar se deseja a Nota Legal.

    ResponderExcluir